• Revista Gruvi

Novos artistas, Drill, EPs e muito mais: o que rolou em Pernambuco na primeira quinzena de novembro

Assim como todo o Brasil, na última sexta-feira (5), nós da Gruvi ficamos sensibilizados com a notícia da partida de Marília Mendonça, portanto, decidimos adiar os lançamentos para esta sexta (12). Descanse em paz, Marília! Compreendemos que a melhor forma de honrá-la é continuar celebrando e valorizando a música. Se liga na lista:


Parque das Palmeiras - Cleiton Oliveira (single/clipe)


De volta à nossa lista de indicações, Cleiton Oliveira chega como um "molotov em garrafa de Jack Daniel's". Recentemente, o músico emplacou por aqui o trabalho "23 minutos: Corpo, Mente, Religião e Comunidade", um EP (também veiculado como álbum visual no YouTube). Agora, Parque das Palmeiras mantém o alto nível do último trabalho divulgado por Cleiton. O som conta com a produção de Hórus Beatz, que colabora com a construção de um Drill (vertente do Trap originada no Reino Unido que tem distinções sonoras e líricas) que também busca Influência nos funks dos anos 90. Tanto a letra quanto a sonoridade fazem referência às vivências do artista na comunidade do Parque das Palmeiras, em Nova Iguaçu (RJ).


Vingança - Mayra Clara (single/clipe)


Potente e dançante, a canção “Vingança” é um gostinho inicial do que será o primeiro álbum da cantora pernambucana Mayra Clara. O álbum da artista tem como título “MVB - Música Vingativa Brasileira” e foi possibilitado através de uma campanha de financiamento coletivo.


Essa composição inicial é de autoria do escritor Marcelino Freire e do músico Revoredo, versando sobre abandono e necessidade de ser forte em momentos de dificuldade.


Todas as forças comigo, meu amor

Para quando você me deixar na mão


A música é um ijexá e conta com a instrumentação de percussão, violão, piano e efeitos. Confira:



Não me pede pra não ir - Rafa Grun (single e clipe)


O músico pernambucano Rafa Grun faz sua estreia na música com o single “Não me pede pra não ir”, um convite à sua intimidade. Assim como muitos artistas, Rafa revisitou suas composições na pandemia e decidiu compartilhar seu trabalho com o mundo.


Com produção musical de Luccas Maia, a música traz um beat suave e marcante, com referências da MPB e do Indie.


Se deixo pra depois

E não pra agora

o culpado será eu

se você já for embora


A música está sendo distribuída em todas as plataformas digitais pela Tratore, e também foi acompanhada de um videoclipe com cenas gravadas na cidade natal do cantor, Camocim de São Félix, e em São Paulo.


Em cena, os movimentos suaves de Rafa e de Dani Neves somados ao cenário levam o espectador para um local de aconchego.


Confira:



Cidade - naondi (single)


Misturando referência do samba, com música experimental e trip hop, naondi lança o clipe para Cidade. Como se fosse uma carta mal-resolvida de amor e desamor por Recife (PE), o artista expõe em Cidade sua angústia em ver um futuro sendo construído, onde há uma segregação e poucos são realmente beneficiados. "A sensação de que cada pedaço de Recife apagado é um pedaço de mim que vai embora também. Acho que na música há um pouco dessa dor, de não se sentir parte da cidade que está sendo construída, tanto no campo metafórico quanto real", explicou.


Cidade também ganha um videoclipe dirigido por Rafael Y. Freitas, onde naondi contracena com a performer Larissa Sandes no centro da cidade do Recife, apresentando momentos de encontros, desencontros, angústias e tensões.


Confira o clipe:


Segunda de manhã - Trident MC (Single)


Entre o trap, funk e bregafunk, Mc Trident lança o videoclipe de Segunda de manhã. A faixa parte de uma sonoridade mais romântica, com beat de Gabriel Cordeira e Matheus de Bezerra. “Segunda de manhã é uma música que fiz há 2 anos atrás e representa muito p mim, misturei o romantismo e a essência do funk de hoje em dia, espero que gostem!!!”, comenta o artista nas redes sociais.


Segunda de manhã foi gravado no Cordilheira Estúdio e videoclipe por Matheus de Bezerra e Alfazema Foto.


Confira o videoclipe:


Sem Chão - Ibaha (single)

Gravada em um Home Studio no início de 2021, Sem chão é o novo single de Lucas Baha. De beats minimalistas, texturas suaves e influência do pop latino e raggaeton, a love song trata de recaídas amorosas. “Usa a razão/Num se deixa levar pela sensação/Vai voltar em vão/Com quem tirou teu chão/Não, não, não”, diz a letra.


Confira o visualizer de Sem chão:


Oração - Cesar Di Arruda (Clipe)


Estreando em grande estilo o rapper Cesar Di Arruda mostrou toda a sua força no clipe de “Oração”. Na canção, o artista conversa com Deus e fala sobre suas vitórias e sonhos, de modo a inspirar e motivar todo o público consumidor do seu som.


Iniciando sua carreira artística na poesia, Cesar Di Arruda se lançou no mundo da música este ano e começou muito bem, com uma produção musical em parceria com Itoo. O lançamento contou com um clipe produzido pela Dn Films, que traz belas imagens do rapper pelas ruas de Olinda e combina bem com a letra da canção.


Confira:


Tem que ser - Romero Ferro e Teago Oliveira (Single)


Com um pop experimental, Romero Ferro e Teago Oliveira lançaram a primeira canção do projeto “Nada Será Como Antes”, do aplicativo Taboom.


Disponível em todas as plataformas digitais, o single “Tem que ser” fala sobre desafios e recomeços regados de amor. Mais quatro singles serão lançados pela série “Nada Será Como Antes”, que resultará em um EP homônimo, com data de lançamento prevista para 26 de novembro. As outras faixas do EP contarão com participações de artistas de todo o Brasil, entre eles, Dinho Almeida (Boogarins) e Jup do Bairro.


Ouça o single “Tem que ser”:


Uma Canção - Valfrido Santiago (Single)


Em parceria com o poeta Philippe Wollney, o cantor e compositor Valfrido Santiago deu vida ao single “Uma canção”.


Com uma melodia suave e um tanto melancólica do violão e as vozes de Valfrido e da cantora sergipana Lygia Carvalho, a composição é uma reverência ao poder de encanto e expressão que só a música tem. Aperte o play e sinto a potência de “Uma canção”:





12 visualizações0 comentário
frufru.png