• Revista Gruvi

Narrativas do feminino, da negritude e mais: confira os lançamentos da última quinzena

Dromedarius - Álgebra Trio (single)


Restaurar a força de uma sonoridade ancestral, tornando a ruptura um caminho possível. A partir da junção de experimentos musicais contemporâneos em que timbres e ritmos orientais dialogam com a música regional brasileira, o grupo instrumental pernambucano Álgebra Trio, lançou o single Dromedarius. A música, colocada ao mundo através do selo Solto no Tempo, já está disponível nas principais plataformas digitais.


A faixa vai compor o EP homônimo e foi inspirada na lógica de uma estrutura rítmica indiana denominada cauda de vaca. "Devido à semelhança das relações matemáticas com a geometria da cauda da vaca, aplicamos a ideia à geometria da corcova do dromedário. Tendo ciclos cujo comprimento diminui e cresce outra vez", explicam Rodrigo Felix e Gondão, integrantes do trio.


Formado ainda por Maísa Nascimento, o trio vem se atentando para a fusão de sonoridades meso-orientais com ritmos africanos e nordestinos. Dromedarius é parte dessa experimentação, cujo resultado chama a atenção pelos timbres fortes e passadas ousadas, trazendo uma pegada jazzística. "Buscando reconexão com uma parte olvidada de nossa ancestralidade, esculpimos nossos primeiros sons, experimentando ritmos, texturas, cores e variações sonoras", completou o trio.


Ouça:


Numberless Shadows - SOUL (single)


Após lançar "Art Cistem and Rich Kidz Make me Puke", SOUL retorna com produção própria em "Numberless Shadows", single já disponível nas principais plataformas digitais e que conta com um vídeo formado por imagens de aquivo no YouTube.


A canção se ambienta através do soulful, mellow, jazz-experimental, noises e improvisos. Segundo a própria artista, a letra "é um choro e um grito; uma tentativa de tiro na garganta no escuro", enfatizado pelas dificuldades de crescer na cena artística. A música, por outro lado, também se materializa como um voo incansável para a artista continuar produzindo arte por meio das descobertas sonoras que tem experimentado.

Ouça:


Resumo da Ópera - Dani Carmesim (álbum)


Após quase seis anos do lançamento de “Das Tripas Coração”, a pernambucana Dani Carmesim celebra dez anos de carreira apresentando ao mundo seu segundo álbum, “Resumo da Ópera”. O trabalho chega para coroar a história da artista na cena do rock pernambucano, mas também conta com experimentações e sugere novas possibilidades.


Potente, dançante e permeado de contrastes, o disco reúne 12 canções autorais, com participação de Neilton Carvalho (Devotos), Kira Aderne (Diablo Angel) e o cantautor Fernandes. Além disso, a faixa “O Cheiro do Medo” tem coautoria de Marcelo Rêgo, do duo Sargaço Nightclub. As demais faixas são composições da cantora.


Resumo da Ópera foi gravado por Fernando S. na Home Studio Área 51 que também assina a produção musical do disco além de contar com os músicos André Insurgente no baixo, Tiago Marditu na bateria e o próprio Fernando S. nas guitarras e sintetizadores.

A dica é ouvir o disco na íntegra e no volume máximo! Confira:


Me Deixa - Bela Maria (single e clipe)

Acompanhando de um videoclipe íntimo, dançante e sensual, a cantora pernambucana lança seu single “Me Deixa”, uma faixa que fala sobre desapego e empoderamento. “Eu disse pra não vacilar/ tu só me teve uma vez/ e conseguiu estragar/ te dei minha confiança/ hoje eu pago a tua fiança/ da minha mente / não precisa mais voltar”

A canção é o quinto lançamento de uma série de produções autorais realizadas por Bela durante a pandemia da Covid-19. A faixa “Me Deixa” conta com produção musical de Itoo, direção criativa de Pedro José Uchôa e produção audiovisual de Que Tau Produções.

Bela Maria tem apenas 19 anos, tendo começado a trabalhar com a música aos 12 anos. Em 2016, a artista participou da primeira edição do programa The Voice Kids, na Globo.

Confira o clipe:

Jardim Secreto - Samico (single)

“Tive um sonho com você

No jardim secreto

Peço para adormecer

E sonhar de novo”

As primeiras frases do single “Jardim Secreto”, do pernambucano Samico, já dão indício da motivação da música, que foi baseada em pontes feitas pelo artista com suas memórias afetivas oníricas.

O músico canta sobre um sonho intenso que teve durante uma noite de sono profundo e reparador. “Sinto ter você por perto/ Sinto ter você aqui”

A faixa foi lançada pelo selo Solto Tempo e tem a produção musical assinada por Luccas Maia. Confira:


Eu Não Aceito - THAIIS (Single)


É melhor você ficar na linha porque ela não aceita falta de respeito contra ela e nem contra nenhuma mulher! Essa é a mensagem que a cantora e compositora THAIIS passa em seu mais novo single “Eu não aceito”.


Composta por THAIIS em parceria com Barro, a canção traz uma sonoridade pop com um quê de misticismo que dá ao som uma boa e leve envolvência. O single foi lançado junto com um visualizer disponível no canal do YouTube da artista, onde ela aparece poderosa com seu vestido vermelho e impondo sua força. Confira:



Rafa Lira - Quebra (single)


Com influência da swingueira e pagode baiano (com sotaque pernambucano), batidas eletrônicas e música pop, QUEBRA inaugura nova fase na carreira artística de Rafa Lira. O artista assina todos instrumentos da produção, que foi feita em seu homestudio. “QUEBRA traz uma pegada pop, com muito beat eletrônico e sintetizador. Isso tudo em diálogo direto com sons do contato com a pele, como a percussão, cavaco e bacurinha. Minha ideia foi mostrar essa mistura dos timbres pops com a essência do samba, que é a batucada”, destaca o músico.


A composição e produção musical foram assinadas por Rafa Lira, que também gravou a voz, teclado, baixo, cavaquinho e beats eletrônicos, levando suas referências de batidas e influências sonoras. A faixa conta com a participação de Taiguara Borges, na voz e bacurinha, e do percussionista Raoni Borges nas congas.


Ouça a faixa:

Não Deixa - Ororo (clipe)


Explorando um híbrido entre o trap e o R&B, Ororo lança o clipe pra faixa Não Deixa, com direção do DNARBRAND Studio. O videoclipe, que teve sua estreia no Play The Movie do Coquetel Molotov, é carregado por uma estética caseira, em preto e branco chic e sensual, que remete diretamente a trabalhos internacionais pop como Drunk in Love, de Beyoncé.


A faixa versa sobre uma contradição: fala sobre um alguém agora distante, mas, também, sobre o lugar de uma mulher com sua própria liberdade, que não vai mais esperar. Não Deixa dá continuidade à parceria com a produtora de trap HoodCave e de nomes como NexoAnexo.


Confira o videoclipe:


30 visualizações0 comentário
frufru.png