• heloisebarreiro15

Molotov.EXE: festival se reinventa com programação online e opções gratuitas


Foto: Divulgação.


Molotov.EXE: execução, máquina, computador, tecnologia, movimento... A abreviatura incorporada ao nome de um dos mais importantes festivais da cena alternativa pernambucana já é um indicativo do que a nova roupagem do evento tem a oferecer. Com a abertura marcada para quarta-feira (1º), esta é a primeira vez na história que o Festival No Ar Coquetel Molotov vai acontecer totalmente online.


Completamente gratuita, a primeira leva da programação compreende oficinas e masterclasses com nomes como Benke Ferraz (Boogarins), Letrux e Linn da Quebrada. Já as performances musicais, com apresentações como Romero Ferro, Mc Tha e Luna Vitrolira, acontecem no dia 11 de julho e pedem contribuição mínima de R$ 5,00 - valor que será integralmente revertido em doações para a Ecovida Cooperativa Palha de Arroz, um projeto formado por mulheres catadoras de materiais recicláveis.


Há 24 anos a banda pernambucana Mundo Livre S/A profetizava a atual realidade com Computadores Fazem Arte. O processo criativo não pertence à máquina, mas é certo que a tecnologia tem sido uma ferramenta coadjuvante para a produção artística e iniciativas culturais. A diretora do festival Ana Garcia explicou que o aparato técnico acabou sendo uma questão decisiva na hora de fazer a curadoria. “Fazer um evento online tem diversos obstáculos, o principal é entender se o artista tem todas as necessidades técnicas para fazer parte do evento, porque o coquetel exe tá muito focado em fazer com que as pessoas fiquem em casa”, explica. Diante da necessidade de isolamento e não formação de aglomeração, o posicionamento do evento foi não trabalhar com grandes equipes técnicas.


Para esta edição, as oficinas serão realizadas pelo Zoom, através do Sympla Streaming. De acordo com a produtora, a plataforma foi pensada e estudada para manter uma maior interação entre o artista e o público. “A gente focou na interatividade com o público. A sensação é de que é um show mais intimista, você tá entrando dentro da casa do artista”.


A programação começa com a masterclass de Produção Musical a Baixo Custo, com o produtor musical Benke Ferraz, integrante do grupo goiano Boogarins. Em um cenário de pandemia e isolamento social, a produção lo-fi - ou seja, feita em casa e de maneira mais simples e barata - vem crescendo e se tornando mais familiar para muitos artistas. Para Benke, o conteúdo das aulas é importante na medida em que provoca o “desenvolvimento de uma estética sonora própria, que vem a partir de muita prática”.


Para a oficina, o músico trabalhará produções do Boogarins e outras referências a fim de extrair técnicas utilizadas. “Preparei alguns loops com trechos de gravações do Boogarins e do disco de Giovani Cidreira que produzi usando basicamente o celular para captar as vozes dele. Apresentarei algumas referências e abordarei questões técnicas presentes nesses trabalhos”, explica. Ainda, Benke reconhece que, apesar de barreiras, a iniciativa é acessível e traz retorno social. “Realizar uma oficina online tem as suas limitações como ter um celular e internet, mas ela é aberta para todos os públicos, inclusive de pouco recurso”.


As aulas de Produção Musical a Baixo Custo acontecem das 15h às 17h, na quarta-feira (1) e na sexta-feira (3); e das 19h às 21h, na quinta-feira (2). Ainda na quarta-feira (1), a cantora Letrux abre a programação das masterclasses do projeto Call Center com uma conversa mais descontraída sobre música, cultura e processos criativos. Na sexta (3), às 19h, a oficina é com a drag queen Alma Negro, que dará aulas de Maquiagem Criativa a partir de uma experiência lúdica, subjetiva e sensorial. No mesmo dia, desta vez das 20h às 21h, o festival realiza o Afrofunk com Taissa Machado, uma oficina voltada para mulheres a partir de uma cultura afrocarioca.


A programação também conta com uma oficina mais acadêmica com o tema “Politizando Beyoncé”, com o filósofo Ali Prando. O curso acontece das 19h às 21h e trabalha a estética da artista pop atravessada por questões raciais, de gênero e sexualidade. A programação de oficinas e masterclasses tem seu fim na quarta-feira (8), com projeto Call Center, que convida Linn da Quebrada para conversar com o público em uma sala intimista.


Confira a programação completa das oficinas:

Quarta (1):

- Cápsulas de bem-estar [IGTV]

- 15h às 17h30: Oficina de produção musical a baixo custo com Benke Ferraz (Boogarins) [Sympla Streaming via ZOOM]

- 20h às 21h: Call Center com Letrux e DJ Miss Tacacá [Sympla Streaming via ZOOM]

Quinta (2):

- 19h às 20h: Oficina de maquiagem criativa com Alma Negrot [Sympla Streaming via ZOOM]

Sexta (3):

- Petiscos com Cerveja pelo chef Lucas Muniz (Cobra) [IGTV]

- 15h às 17h30: Oficina de produção musical a baixo custo com Benke Ferraz (Boogarins) [Sympla Streaming via ZOOM]

- 20h às 21h: Oficina de Afrofunk com Taísa Machado [Sympla Streaming via ZOOM]

Sábado (4)

- Festa surpresa [Sympla Streaming via ZOOM]

Segunda (6)

- Cápsulas de bem-estar [IGTV]

Terça (7)

- 19h às 21h: Oficina Politizando Beyoncé com Ali Prando [Sympla Streaming via ZOOM]

Quarta (8)

- Cápsulas de bem-estar

- 20h às 21h: Call Center com Linn da Quebrada e DJ Miss Tacacá [Sympla Streaming via ZOOM]

Quinta (9)

- 19h às 21h: Oficina Politizando Beyoncé com Ali Prando [Sympla Streaming via ZOOM]


Programação Musical:

Festival - Sábado (11)

Palco Itaipava (17h - 23h)

Léo da Bodega (PE)

Gab Ferreira (SC)

Boogarins (GO)

Luna Vitrolira (PE)

Giovani Cidreira (BA)

Tássia Reis (SP)

Romero Ferro (PE)

MC Tha (SP)

Palco TNT (19h - 03h)

Tsar B (Bélgica)

Kai (PE)

Rayssa Dias (PE)

Déborah dos Falsetes cantando Mariah Carey (SP)

DJ Ananindeusa (PA)

DJ Cleiton Rasta (AL)

Iury Andrew (PE)

Badsista (SP)

Palco ¼ (21h - 05h)

000Preta (DF) (Vapo_r)

Anna Prior (UK) (Metronomy)

Bicudo (Portugal) (¼)

Mientras Dura (MG)

Noporn (SP)

Posada (RS) (Base)

Valenttina Luz (SP) (Mamba Negra)

Ultra (PE)


+ Performances:

Alma Negrot (SP)

Kitty Kawakubo (SP)

Lázara dos Anjos X Victor Piroli (MG)

Rezm Orah (MG/Portugal)

Aun Helder (SP)

Lounge Senta (20h - 00h)

Instalação SENTA com Vídeo-arte e set da DJ Pleasure (MG)

SENTA - Festa (00h - 04h)

Linda Green (SP)

Pleasure (MG)

Bae (SP)

+Performances com EDIYPORN



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
frufru.png