- heloisebarreiro15
Molotov.EXE: festival se reinventa com programação online e opções gratuitas

Foto: Divulgação.
Molotov.EXE: execução, máquina, computador, tecnologia, movimento... A abreviatura incorporada ao nome de um dos mais importantes festivais da cena alternativa pernambucana já é um indicativo do que a nova roupagem do evento tem a oferecer. Com a abertura marcada para quarta-feira (1º), esta é a primeira vez na história que o Festival No Ar Coquetel Molotov vai acontecer totalmente online.
Completamente gratuita, a primeira leva da programação compreende oficinas e masterclasses com nomes como Benke Ferraz (Boogarins), Letrux e Linn da Quebrada. Já as performances musicais, com apresentações como Romero Ferro, Mc Tha e Luna Vitrolira, acontecem no dia 11 de julho e pedem contribuição mínima de R$ 5,00 - valor que será integralmente revertido em doações para a Ecovida Cooperativa Palha de Arroz, um projeto formado por mulheres catadoras de materiais recicláveis.
Há 24 anos a banda pernambucana Mundo Livre S/A profetizava a atual realidade com Computadores Fazem Arte. O processo criativo não pertence à máquina, mas é certo que a tecnologia tem sido uma ferramenta coadjuvante para a produção artística e iniciativas culturais. A diretora do festival Ana Garcia explicou que o aparato técnico acabou sendo uma questão decisiva na hora de fazer a curadoria. “Fazer um evento online tem diversos obstáculos, o principal é entender se o artista tem todas as necessidades técnicas para fazer parte do evento, porque o coquetel exe tá muito focado em fazer com que as pessoas fiquem em casa”, explica. Diante da necessidade de isolamento e não formação de aglomeração, o posicionamento do evento foi não trabalhar com grandes equipes técnicas.
Para esta edição, as oficinas serão realizadas pelo Zoom, através do Sympla Streaming. De acordo com a produtora, a plataforma foi pensada e estudada para manter uma maior interação entre o artista e o público. “A gente focou na interatividade com o público. A sensação é de que é um show mais intimista, você tá entrando dentro da casa do artista”.
A programação começa com a masterclass de Produção Musical a Baixo Custo, com o produtor musical Benke Ferraz, integrante do grupo goiano Boogarins. Em um cenário de pandemia e isolamento social, a produção lo-fi - ou seja, feita em casa e de maneira mais simples e barata - vem crescendo e se tornando mais familiar para muitos artistas. Para Benke, o conteúdo das aulas é importante na medida em que provoca o “desenvolvimento de uma estética sonora própria, que vem a partir de muita prática”.
Para a oficina, o músico trabalhará produções do Boogarins e outras referências a fim de extrair técnicas utilizadas. “Preparei alguns loops com trechos de gravações do Boogarins e do disco de Giovani Cidreira que produzi usando basicamente o celular para captar as vozes dele. Apresentarei algumas referências e abordarei questões técnicas presentes nesses trabalhos”, explica. Ainda, Benke reconhece que, apesar de barreiras, a iniciativa é acessível e traz retorno social. “Realizar uma oficina online tem as suas limitações como ter um celular e internet, mas ela é aberta para todos os públicos, inclusive de pouco recurso”.
As aulas de Produção Musical a Baixo Custo acontecem das 15h às 17h, na quarta-feira (1) e na sexta-feira (3); e das 19h às 21h, na quinta-feira (2). Ainda na quarta-feira (1), a cantora Letrux abre a programação das masterclasses do projeto Call Center com uma conversa mais descontraída sobre música, cultura e processos criativos. Na sexta (3), às 19h, a oficina é com a drag queen Alma Negro, que dará aulas de Maquiagem Criativa a partir de uma experiência lúdica, subjetiva e sensorial. No mesmo dia, desta vez das 20h às 21h, o festival realiza o Afrofunk com Taissa Machado, uma oficina voltada para mulheres a partir de uma cultura afrocarioca.
A programação também conta com uma oficina mais acadêmica com o tema “Politizando Beyoncé”, com o filósofo Ali Prando. O curso acontece das 19h às 21h e trabalha a estética da artista pop atravessada por questões raciais, de gênero e sexualidade. A programação de oficinas e masterclasses tem seu fim na quarta-feira (8), com projeto Call Center, que convida Linn da Quebrada para conversar com o público em uma sala intimista.
Confira a programação completa das oficinas:
Quarta (1):
- Cápsulas de bem-estar [IGTV]
- 15h às 17h30: Oficina de produção musical a baixo custo com Benke Ferraz (Boogarins) [Sympla Streaming via ZOOM]
- 20h às 21h: Call Center com Letrux e DJ Miss Tacacá [Sympla Streaming via ZOOM]
Quinta (2):
- 19h às 20h: Oficina de maquiagem criativa com Alma Negrot [Sympla Streaming via ZOOM]
Sexta (3):
- Petiscos com Cerveja pelo chef Lucas Muniz (Cobra) [IGTV]
- 15h às 17h30: Oficina de produção musical a baixo custo com Benke Ferraz (Boogarins) [Sympla Streaming via ZOOM]
- 20h às 21h: Oficina de Afrofunk com Taísa Machado [Sympla Streaming via ZOOM]
Sábado (4)
- Festa surpresa [Sympla Streaming via ZOOM]
Segunda (6)
- Cápsulas de bem-estar [IGTV]
Terça (7)
- 19h às 21h: Oficina Politizando Beyoncé com Ali Prando [Sympla Streaming via ZOOM]
Quarta (8)
- Cápsulas de bem-estar
- 20h às 21h: Call Center com Linn da Quebrada e DJ Miss Tacacá [Sympla Streaming via ZOOM]
Quinta (9)
- 19h às 21h: Oficina Politizando Beyoncé com Ali Prando [Sympla Streaming via ZOOM]
Programação Musical:
Festival - Sábado (11)
Palco Itaipava (17h - 23h)
Léo da Bodega (PE)
Gab Ferreira (SC)
Boogarins (GO)
Luna Vitrolira (PE)
Giovani Cidreira (BA)
Tássia Reis (SP)
Romero Ferro (PE)
MC Tha (SP)
Palco TNT (19h - 03h)
Tsar B (Bélgica)
Kai (PE)
Rayssa Dias (PE)
Déborah dos Falsetes cantando Mariah Carey (SP)
DJ Ananindeusa (PA)
DJ Cleiton Rasta (AL)
Iury Andrew (PE)
Badsista (SP)
Palco ¼ (21h - 05h)
000Preta (DF) (Vapo_r)
Anna Prior (UK) (Metronomy)
Bicudo (Portugal) (¼)
Mientras Dura (MG)
Noporn (SP)
Posada (RS) (Base)
Valenttina Luz (SP) (Mamba Negra)
Ultra (PE)
+ Performances:
Alma Negrot (SP)
Kitty Kawakubo (SP)
Lázara dos Anjos X Victor Piroli (MG)
Rezm Orah (MG/Portugal)
Aun Helder (SP)
Lounge Senta (20h - 00h)
Instalação SENTA com Vídeo-arte e set da DJ Pleasure (MG)
SENTA - Festa (00h - 04h)
Linda Green (SP)
Pleasure (MG)
Bae (SP)
+Performances com EDIYPORN