• Revista Gruvi

Isolamento, corporalidades, carnaval... Confira os primeiros lançamentos do mês mais longo do ano


Foto: Reprodução/Instagram


Afroito – Debesta (Single)


O cantor e compositor pernambucano Afroito lançou, nesta sexta-feira (14), o single “Debesta”. Com a voz grave de Afroito, samples de Malka (SP) e mixagem de Ayo Beat, a canção conta a história de um amor vivido no carnaval olindense. “As ladeiras de Olinda são testemunhas que só usei fantasia para realizar as suas”, diz um trecho da música, que tem a capa assinada pelo ilustrador e desenhista maranhense Filipe Jordan.


A produção foi realizada durante o período de isolamento social e toda executada à distância. “Debesta é o primeiro trabalho que realizamos assim, à distância. É fruto de muitas horas de ligações em vídeochamadas, e abriu os nossos olhos para o que está pela frente em relação ao novo normal”, declarou a diretora artística do projeto, Kananda Px.


Afroito é uma promessa do gênero musical conhecido como R’nBrega, ritmo que carrega referências tanto do brega quanto do R&B, importantes gêneros da música negra. “Debesta” é a primeira de uma série de produções que estão sendo realizadas pelo artista pernambucano e que serão lançadas em breve.



Isolamento Acústico Vol. II - Juvenil Silva (EP)


Ainda de quarentena e cada vez mais imerso dentro das próprias inquietações com o mundo, o músico recifense Juvenil Silva lança Isolamento Acústico Vol. II, uma espécie de (des) continuação para o trabalho que começou a ser feito em Isolamento Acústico, lançado em Junho.


O EP é composto por sete faixas: “Amanhã Ainda Não Existe”, “Um Belo Dia Nesse Inferno”, “Dias Perdidos de Chuva”, “Narciso em Crise”, “Bicho Preso”, “Horários Bagunçados” e “Esperança Brejeira”. Assim como o primeiro volume, o novo projeto está completamente offline - ou seja, fora de todas as plataformas digitais de streaming. Um movimento que o cantor identifica como “afronta e manobra de sobrevivência artística”.


Para ter acesso às canções, é preciso entrar em contato diretamente com o artista e colaborar com o valor desejado.


Sam Silva – Marcapasso (Vídeo)


“Tem horas que o coração às vezes para, e me dispara uma aflição que às vezes para”, é assim que começa a canção “Marcapasso”, da cantora, compositora, produtora e instrumentista Sam Silva. Em vídeo lançado no dia 7 de agosto no canal da produtora audiovisual Alcalinas Brisadas, Sam Silva canta a canção em voz e violão. Marcapasso é uma composição da artista em parceria com Raphael Urbano e faz parte do seu primeiro disco que está em processo de produção.


Com uma calmaria que evoca a aflição, a letra da canção acompanhada de um melodia forte e marcante do violão é capaz de tocar no íntimo e causar uma forte emoção. Marcapasso é, ao mesmo tempo, acalanto e angústia.



Sempre Uma Música - Una (Clipe)


A cantora Una (pseudônimo de Aninha Martins), lançou o clipe de Sempre Uma Música. Gravado num cenário reconhecível aos olhos de qualquer recifense, o vídeo dirigido por Ayla de Oliveira explora a corporalidade da artista, personagem central do clipe. Na faixa, a cantora versa sobre o poder da música e a influência que ela têm nas subjetividades humanas.


Sempre Uma Música faz parte do disco "Esquartejada", lançado no ano passado.



Ororo – Sorte Sua (Clipe)


Quem nunca se apaixonou pelo/a crush, mas fingiu um desinteresse só para não perder a pose de desapegada/o? Se você já passou por isso com certeza vai se identificar com “Sorte Sua” o mais novo lançamento da cantora pernambucana Ororo. Com um beat viciante, produzido por KR, a música traz influências do Trap e R&B, ritmos que costumam estar presentes na maioria das produções de Ororo.


O clipe, lançado no dia 8 de agosto, no canal do YouTube da artista, conta com a direção de Luís Phelipe Oliveira (@tudobygg), direção de arte de Manuella Marinho (aka.pipa) e Ivana Regis (@soldajamaica) e foi executado pela produtora recifense HoodCave. Uma produção caseira carregada de beleza focada na expressão e na estética de Ororo.



Elos - 1Louco & YungBoo (Clipe)


Provando que gangster também ama os rappers 1Louco e YungBoo lançaram “Elos”. O clipe, lançado no dia 7 de agosto, está disponível no canal da CallCommunication.


Elos é um trap love song com um beat suave e envolvente produzido por JovemOtto. A letra da canção fala sobre relações, envolvimento e a resistência de viver uma paixão. YungBoo e 1Louco são integrantes da CallCommunication, coletivo de Hip Hop da cidade Goiana, Zona da Mata de Pernambuco.



27 visualizações0 comentário