• Revista Gruvi

Experimentalismos, trap, cover e +: uma seleção com os lançamentos da última quinzena


Foto: Divulgação.


Drama - Tagore e Boogarins


Tagore volta com, "Drama", uma parceria com o Boogarins. Composta pelo pernambucano, em pareceria com Fernando “Dinho” Almeida, do Boogarins, o single ganhou um remix feito por Benke Ferraz, também integrante da banda goianiense, e um videoclipe, dirigido por Gabriel Rolim e feito com imagens capturadas com um celular durante o período de isolamento social,


"Drama" não deve compor a lista de músicas do próximo álbum de Tagore, já gravado e com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano, mas pode apontar novos direcionamentos na obra do artista pernambucano, cujo último álbum, Pineal, foi lançado em 2016. Maya, o novo disco, tem produção de Pupilo, que também toca bateria e percussão em "Drama".



La Amistad - Mark The Coach ft. Joma


Imaginando como seria o mundo se a escravidão tivesse ocorrido dos negros para com os brancos e não ao contrário, como realmente aconteceu, os rappers Mark The Coach e Joma deram vida a canção "La Amistad", lançada no dia 3 de julho.


O próprio nome da faixa faz referência a resistência dos povos pretos escravizados. "La Amistad" é o nome de um navio negreiro que foi tomado após rebelião dos escravos quando estava viajando na costa da ilha de Cuba, a história virou filme em 1997, dirigido por Steven Spielberg.


Com imagens de protestos antirracistas e produções audiovisuais com protagonismo de pessoas pretas como “Django”, o clipe faz uma ode às manifestações de revolta do movimento negro, como explicita o refrão da música: “Não me peça para ficar calmo!”. O clipe foi lançado pela Hitshake e está disponível no canal do YouTube da produtora.


Braba Rauli - The Raulis


A partir das interdições criadas pela quarentena, o grupo formado por Arthur Dossa (guitarra), Gabriel Izidoro (synths e samples) e Rafael Carneiro (synths e bateria eletrônica) decidiu experimentar as possibilidades de uma produção construída de forma remota. O segundo trabalho dessa leva é o instrumental Braba Rauli, som mistura beats com sonoridades da música pop latina, do reggaeton até a cumbia e está disponível em todas as plataformas digitais.


Faixa Um - O Quarto Mais Próximo da Lua


Tempos difíceis demandam fé e esperança e a "Faixa Um" do projeto O Quarto Mais Próximo da Lua é um acalanto para os corações. Com uma melodia suave, "essa canção é um outdoor na curva da falta da esperança", como afirma a própria letra da música.


Lançada no mês de março no YouTube, a canção agora está disponível nas principais plataformas de streaming. O Quarto Mais Próximo da Lua é um projeto musical idealizado pelos músicos Matheus de Bezerra e Gabriel Cordeiro, também conhecido como Chant.



T.R.E.T.A - Karla Gnom e Afari


"Nunca precisei de gang pra mim ser bandida". Esse é um trecho de T.R.E.T.A., novo videoclipe da DJ, beatmaker, produtora musical e baterista recifense Karla Gnom lançado na quinta (16). A música, de autoria da artista, foi produzida em home studio e contou com a participação de MC Afari, do Espírito Santo.


No beat hipnotizante do Trap sujo, marcado por ritmo forte, T.R.E.T.A sugere a subversão da ordem, fazendo referência ao ambiente virtual como meio de tensão entre polêmicas e discussões que por lá surgem. O ponto mais acentuado do lyric vídeo, no entanto, se dá pelo enfrentamento ao patriarcado, ao passo em que as rimas colocam mulheres na linha de frente das cadeias produtivas e de consumo do mundo.


O trabalho, lançado pela Aqualtune Produções vai ao ar sete meses após o lançamento de "Fábrica de Hino", primeiro videoclipe de Karla Gnom.



Homem com H - Nação Zumbi e Samantha Schmütz


A parceria da atriz Samantha Schmütz com a Nação Zumbi, que rendeu uma releitura de "Homem com H”, do compositor paraibano Antônio Barros e famosa pela interpretação de Ney Matogrosso, está disponível nos serviços de streaming. A música foi gravada originalmente em 2018 para a trilha do filme “Cine Holliúdy 2”.


No disco de covers Radiola NZ Vol. 1 (2017), a banda pernambucana fez uma releitura de Amor, outro sucesso de Ney, ainda nos Secos e Molhados. Ney Matogrosso e Nação Zumbi também dividiram o palco em uma apresentação no Rock in Rio, em 2017.



União - Victor Camarote


União, novo single de Victor Camarote, está disponível nas plataformas digitais. Produzida por Lucas Crasto, também responsável pelos arranjos e pelos instrumentos, a música evoca uma leveza que combina com uma letra otimista, fruto de uma parceria com Tiné Equilibrista,


Fé Nos Meus Cria - Travessa Sul


Lançado na sexta-feira (11), o videoclipe é mais um trabalho incorporado pelo grupo de Rap Travessa Sul, desta vez com encenação solo de MC Grant. O vídeo é acompanhado de lyric e foi gravado em bairros como Ilha do Leite, Coque e Coelhos. Esse último sendo o campo de formação do grupo.


"Fé Nos Meus Cria" carrega uma letra que transpassa pela violência policial, ostentação e projeções de uma vida para jovens periféricos sem tantos sacrifícios e guerras. O beat foi feito por Bobby, mix e masterização de Trapstareal, com produção e edição de (@guztav00).


Esse é o quarto som lançado pelo Travessa Sul, que já tem em seu repertório "Vontades", "Visão" e "Mundo Sujo".



49 visualizações0 comentário
frufru.png