• Revista Gruvi

Despedindo-se de março com muito experimentalismo: confira os lançamento dos últimos 15 dias

Terral - A Lenda do Palhaço Coqueiro ft. Mayara Pera (Single)


A Lenda do Palhaço do Coqueiro, banda de Paulista, lança uma parceria com a cantora Mayara Pera. O single “Terral” conta com uma musicalidade fortemente influenciada pelo manguebeat, ostentando metais dedicados e uma combinação entre letra e melodia que exala verão e “romances atemporais”.


A "pernambucanidade" não para por aí. O nome da banda remete a uma lenda urbana do bairro do Janga, em Paulista, que ajuda a pintar uma atmosfera regional de veraneio e vibes carnavalescas.


Na ficha técnica, a música é assinada por Mayara e Rodrigo Jangaman. No sax, Denys Nascimento, no trombone, Mário Menezes e no trompete, Wilson de Sá.



Raphael Costa - Das Construções (álbum)


O pernambucano Raphael Costa lançou seu segundo álbum “Das Construções”, um trabalho experimental que conta com parcerias de Juliano Holanda e Daniel Medina.


“Um disco feito com a colaboração de gente que admiro muito, com a força dos que me acompanham de perto”, descreveu o artista nas redes sociais.


O disco foi todo pensado em casa a partir das reflexões de Raphael, que testou suas linguagens e entregou um disco minimalista, que traz o formato voz e violão, articulados a arranjos percussivos.


No momento, o artista está em tour pelo Brasil com lançamento, já se apresentou em Recife e tem agenda marcada em São Paulo e no Rio de Janeiro nas próximas semanas.


Ouça:



Eu não era assim - Cleiton Oliveira feat. Diomedes Chinaski (single)


Sem desperdiçar nenhuma linha. Em três minutos de um drill pesado, Cleiton Oliveira e Diomedes Chinaski conseguem sintetizar em rimas o que é ser um homem negro em 2022. Sem muita firula e direto ao ponto, Cleiton mostra muita personalidade e assina versos que nos deixa reflexivos. O ambiente perfeito para Chinaski fazer o que ele sabe de melhor: nos deixar sem fôlego.


"Eu não era assim" deixa o refrão colado nas nossas mentes e uma verdade latente: "sinto mais ódio que amor". Cleiton Oliveira se une a um velho conhecido da cena do rap pernambucano e entrega um som pesado, crítico e visceral. Uma beat bem trabalhado e rimas bem distribuídas, chega com um ótimo lançamento esta semana.


Ouça “Eu não era assim”:




Number One - CallComunication (clipe)


Com muito investimento na produção musical e audiovisual, o grupo CallComunication lançou o clipe “Number One”. A música, produzida por JovemOtto, traz referências fortes do Drill com uma letra marcante e bem estruturada.


O videoclipe conta com um roteiro bem robusto, com cenas gravadas nas praias do litoral norte pernambucano. O enredo faz alusão ao que acontece com gravadoras do meio musical, onde essas tentam enganar os artistas, que são os grandes responsáveis pelas suas artes, no intuito de se aproveitar deles de maneira injusta, isso fica implícito também em trechos da música onde os artistas frisam a sede por correr atrás de seus sonhos e conquistar o seu espaço.


Confira o clipe:


Entre quatro paredes - UANA (single)


Se em “Sonhei com você”, lançada há um mês, Uana nos colocava para dançar um brega lento e agarradinho, agora, com “Entre quatro paredes” a artista pernambucana se joga no brega funk.


Com uma letra que fala sobre sedução e pegação e um beat carregado das referências que viralizaram nos últimos meses com dancinhas no tik tok, “Entre quatro paredes” é puro prazer e dança.


Confira:



Mercúrio “M-II” - Vitor Araújo (EP)


Em continuidade a sequência de lançamentos de EPs construídos em parcerias com artistas dos mais variados universos musicais, o pernambucano Vitor Araújo estreia Mercúrio "M-II". Esse é o segundo EP do projeto e conta com a parceria de Kiko Dinucci, Surma (PT), Cadu Tenório e Miazzo e Lucindo.

Cada um desses artistas construiu e produziu uma das quatro faixas que compõem “M-II” imprimindo sua estética pessoal. "Este projeto tem a proposta caminhar tortuosamente pelas concepções sonoras absolutamente distintas de cada um desses colaboradores, formando assim uma miríade de referências musicais conflituosas entre si - o que espelha de certa forma a ebulição do tempo em que vivemos", explicou Vítor.

Confira o EP:


Salomão - UNA (clipe)


“Ensinou-me Salomão/ Que a mãe verdadeira /Que ama maior/ Quer ver o filho inteiro/ E não a parte só”. UNA lança uma interpretação visual para a música "Salomão", em um clipe com teatralidade, coreografia e cores fortes. O video foi contemplado pelos recursos da Lei Aldir Blanc e é uma das faixas do disco “Esquartejada”, lançado recentemente pela artista.

Confira:


Calma - Risô (single)

Marcado por beats suaves, Risô lança o single para Calma. Uma love song, Calma mistura trap, funk e um clima mais sensual do R&B. Em sua letra, Risô canta um amor e o desejo de uma paixão passada. A faixa teve produção de FIFO e foi lançada pela DVG Records. Calma é o primeiro single de Risô.

Ouça o single:


Sozinha Só - THAIIS (single)


A artista pernambucana Thaiis fechou o mês de março com o lançamento do single “Sozinha Só”, produzido por Barro e Guilherme Assis. Com um ritmo contagiante, a música parece ser o resultado de um olhar interno da artista para si: “Sozinha tudo é mais intenso para processar”.


Se você ainda não conhece o trabalho de Thaiis, aproveita para conferir esse lançamento:



9 visualizações0 comentário
frufru.png