• André Santa Rosa

Desejo solar na quarentena: The Raulis e Felipe S. lançam o single Desejo Distante




Distante Desejo é uma canção fruto do nosso presente: foi toda produzida durante a quarentena, e com o mote do desejo, tem sua atmosfera solar pra chamar aquela saudade da praia. É também o encontro entre pernambucanos, o trio The Raulis junta forças com um Felipe S., vocalista do Mombojó. A parceria dos integrantes dos Raulis e Felipe S. já é antiga, mas é a primeira vez que compõem juntos para uma produção da banda. O som que transita por diferentes afetos das latinidades, da cumbia, passando por ritmos da mesma genealogia como o brega, o reggaeton e até chegar a surf music. Faz parte de uma pesquisa mais extensa na discografia da banda, que mescla o pop beats aos sons populares latinos. A nova música já está disponível em diversas plataformas de streaming.


Todo o processo criativo e de parceria para a faixa Distante desejo foram feitos remotamente. A música foi produzida, construída e gravada toda durante a pandemia do novo coronavírus. Mesmo isolados pelo concreto da cidade e monotonia das paredes de casa, o som tem a cara do surfcumbia da banda, que se junta a composição do Felipe falando de questões do presente. O verão, o mar, que insiste no nosso desejo, mas tudo através do nosso “novo normal” de videochamadas e relações via redes sociais. “Imagina quando a gente puder dançar juntinho”, diz a letra.


Mesmo sendo integralmente produzida já durante quarentena, a música faz parte de um projeto que estava em planejamento desde 2019. “A ideia do single veio de uma série de lançamentos que faríamos em 2020. Começamos o ano com a Mixtape Raulis Apresenta o Surfcumbia e agora o single Distante Desejo. Uma base que já tava em andamento, mas que durante a paralisação a gente tentou resgatar. Enviamos a base para Felipe, ele gostou e produziu a letra”, comenta Arthur Dossa, guitarrista da banda.


As nossas dificuldades cotidianas seja pra trabalhar via internet, ou até os paliativos básicos de manter vivas as nossas relações pessoais, estão expressos no processo de criação do single. Arthur ressalta que esse foi justamente o maior desafio do do processo criativo: encontrar formas de produzir a distância, sem perder a pessoalidade na produção. “Pesquisamos muitas formas de conseguir ter uma produção de forma coletiva, mesmo que a distância. Poderia acabar ficando muito impessoal mexer e mandar para os meninos, eles mexerem e mandarem de volta”. A solução veio a partir da tecnologia, com as chamadas de vídeo e plug-ins que tornaram possível os três trabalharem a faixa, produzindo e escutando o trabalho ao mesmo tempo”.


Confira a música Distante Desejo:



19 visualizações0 comentário
frufru.png