• Revista Gruvi

Álbum visual, estreias e clipe de terror: confira os últimos lançamentos de agosto



Os Últimos Dia de Pompéia - Madimboo (Clipe)


“É como se fosse uma fita de VHS perdida de um trailer de um filme lado B dos anos 80”. É assim que Artur Dantas, integrante da banda recifense Madimboo, define o recém lançado clipe da canção “Os Últimos Dia de Pompéia”, que faz parte do álbum “Flertar é Humano”. O vídeo é inspirado na estética de filmes de terror trash, sobretudo referências italianas.

A proposta audiovisual foi trazer todos os excessos presentes na musicalidade da canção para o clipe através da história de uma vampira que vive dramas solitários no centro do Recife. Gravado em agosto e setembro de 2019 na Rua da Aurora, a estética noir e o jogo de cores vibrantes é algo no vídeo que reforça os contrastes e excessos.


O trio recifense é formado por Artur Dantas, Thiago Duarte e Felipe Rodrigues. A equipe técnica do clipe já é familiar para a banda, contando com nomes como Carlos Lima, Douglas Mathias, Aoruaura e Laís Eva.



EU NÃO SOU AFROFUTURISTA - biarritzzz (Álbum visual)


biarritzzz, artista visual e pesquisadora de Recife, lançou EU NÃO SOU AFROFUTURISTA, um álbum visual "web-specific", criado para ser consumido como uma experiência interativa feita por meio da internet. O trabalho mescla influências pop, com uma sonoridade eletrônica e uma linguagem imagética própria das redes, campo estudado nas pesquisas de biarritzzz.


A artista recusa, já no título do álbum, o rótulo manjado de "afrofuturista", incitando um debate sobre questões identitárias no universo artístico. Em seu site, biarritzzz diz que fuga do "afrofuturismo" serve "para pensar outras ancestralidades ameríndias, e discutir realidades que sempre dizem mais sobre o presente e o passado, do que sobre um obsoleto e programado futuro".


O álbum conta com participações de artistas como Edgar, Deize Tigrona, Anti Ribeiro e Denise Nuvem.



O álbum visual pode ser conferido na plataforma de exposição Pivo.


Vai - Barro ft. Dani Vieira (Clipe)


Como uma forma de resgatar um trabalho antigo e abordar as incertezas do momento em que vivemos, o músico pernambucano Barro lançou uma norma versão da música “Vai”, que está no seu primeiro disco solo “Miocário”, lançado em 2016. O novo arranjo musical e visual foi feito com a ajuda dos produtores e antigos companheiros de banda Ricardo Braga e Guilherme Assis, além de contar com a participação da cantora baiana Dani Vieira.


Novamente apostando na verticalidade (assim como em “Antimusa”), o vídeo traz takes dos instrumento e dos artistas separadamente, combinados em uma montagem audiovisual pensada exatamente para o momento de isolamento social.


A novíssima versão vem com uma roupagem mais caseira que a anterior, proporcionada pelos instrumentos nada convencionais utilizados: garrafão de água, uma xícara e pires, uma tábua de madeira e lixa, ralador e fouet e o prato tocado com um garfo.


O vídeo foi lançado na quarta-feira (26) e está disponível no IGTV de Barro:


Hibakusha - Sargaço Nightclub


Com inspirações no dreampop, shoegaze e na música oriental, o duo Sargaço Nightclub (Sofia França e Marcelo Rêgo) lançou o single Hibakusha. A música deve estar no primeiro álbum da banda, Istmo, que deve ser lançado em setembro. O título da música, composta por Marcelo Rêgo, faz referência às vitimas da bomba e é um posicionamento do duo a políticas beligerantes.


Além da dupla, a faixa conta com participações de Carlos H (guitarra), Dom Santana (violino), Valquiria Janie (violoncelo), Filipe Fontes (percussão) e Rogério Lins (synth).



Vilão - As Comandantes (Vídeo)


Depois de anunciarem no último domingo (16) a mudança de marca de Amigas para As Comandantes, Dany Myler, Dayanne Henrique e Eliza Mell já se lançaram no mercado da música em busca de novos ares, com o lançamento do lyric video da faixa Vilão. Com a sonoridade ainda reconhecível do Brega nas vozes do trio, o single é inédito - em estilo e musicalidade - e conta com os trabalhos de composição de outro trio feminino. Lílian Nunes, Mirian Salomão e Ana Macedo são as responsáveis por materializar a canção.


Mas não é só isso que aparece de novo no trabalho das pernambucanas. Vilão é uma aposta que vai além do desejo de ressignificar a Girlband em âmbito local, e traz em suas batidas de transição, além do brega, a mistura do arrocha e do sertanejo como palpite para o sucesso nacional. Creditado pelas artistas, inclusive, com a mudança de nome, que levou até a uma reconfiguração do perfil das redes sociais. A música está disponível nas principais plataformas digitais.



PlanetaRato – Marv!n (EP)


Lançado no dia 20 de agosto, o EP PlanetaRato de Marv!n reúne diversas influências da cultura Hip Hop ao mesmo passo que reverencia a música pernambucana.

Com uma mistura de beats marcantes e intensos, produzidos por Daniel Lins (PRT), e letras sobre problemas sociais, a produção nos leva a refletir sobre o embaraço que é viver em um país comandado por um governo fascista e nos instiga a agir.


O EP, que está disponível nas principais plataformas de streaming, conta com 5 faixas: Interlúdio Previsível; Óbvio; Monólogo: O que sobrou do céu?; PlanetaRato!; Doido de Pedra.


Avoada - Avoada (Clipe)


Outro lançamento da semana é o clipe da banda Avoada, para música homônima do seu primeiro EP, lançado em 2019. O grupo formado por Juvenil Silva, Marília Parente, Feiticeiro Julião e Marcelo Cavalcante resgata uma tradição cancioneira e com flertes com a psicodelia setentista, que aparecem bastante no clipe. Com letras e atmosferas interessadas na liberdade e na estrada, Avoada é uma banda de rock rural que abraça uma postura política.



Janelas - Márcio Alves (Clipe)


Gravado de forma caseira, o clipe Janelas, do artista Márcio Alves, foi lançado no dia 23 de agosto e está disponível no canal do YouTube da produtora Alcalinas Brisadas. A união entre a canção, que é toda instrumental, e as imagens iluminadas, desperta uma calma e figura uma ode à liberdade que é íntima e pessoal.



64 visualizações0 comentário

© revista gruvi. pernambuco, 2020
revistagruvi@gmail.com

Idealizada em 2020, a Gruvi é uma revista eletrônica sobre música pernambucana. Entrevistas, reportagens, resenhas e ensaios de produções relacionadas a PE.